Casa Das Rosas
- contipubli
- 19 de out. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 31 de out. de 2022
A Casa das Rosas é um verdadeiro tesouro em meio a uma das vias mais movimentadas do Brasil: a Avenida Paulista, em São Paulo.
A mansão de 1935 embeleza a cidade com seu estilo clássico francês e seu jardim de roseiras, inspirado no paisagismo do Palácio de Versalhes, na França.
Atualmente, acolhe o Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, um museu dedicado à cultura literária do nosso país. Com visitação gratuita, recebe cerca de 190 mil pessoas todos os anos.
Além da importância cultural, carrega significado histórico e arquitetônico. É uma das poucas mansões que restou na Avenida Paulista e abriga a primeira biblioteca brasileira especializada em poesia.
Casa das Rosas é um espaço dedicado à cultura literária brasileira. (Foto: Delma Paz)

Casa das Rosas: o casarão que fica no coração da Avenida Paulista
Construção da década de 1930 faz contraponto com prédios modernos de São Paulo. Conheça a história da Casa das Rosas e saiba como visitar.
A Casa das Rosas é um verdadeiro tesouro em meio a uma das vias mais movimentadas do Brasil: a Avenida Paulista, em São Paulo. A mansão de 1935 embeleza a cidade com seu estilo clássico francês e seu jardim de roseiras, inspirado no paisagismo do Palácio de Versalhes, na França. Atualmente, acolhe o Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, um museu dedicado à cultura literária do nosso país. Com visitação gratuita, recebe cerca de 190 mil pessoas todos os anos. Além da importância cultural, carrega significado histórico e arquitetônico. É uma das poucas mansões que restou na Avenida Paulista e abriga a primeira biblioteca brasileira especializada em poesia. Casarão antigo contrasta com prédios modernos em região movimentada de São Paulo Casa das Rosas é construção do auge da plantação de café no Brasil. A Casa das Rosas reflete a história e a cultura brasileira. Sua construção é da década de 1930, quando o país vivia o auge da cafeicultura. Nesse período, a Avenida Paulista era tomada por mansões dos barões do café. Pouco tempo depois, com a chegada do comércio e da indústria, começou o processo de verticalização. Assim, os casarões foram dando espaço aos prédios que hoje dominam a região.

Comments