Teatro Renault
- contipubli
- 19 de out. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 31 de out. de 2022
Instalado em um edifício de 5.532 m2, o Teatro Renault tem capacidade para 1.552 espectadores, sendo 489 lugares no balcão, 104 nos camarotes e 959 na plateia. O foyer e a fechada em art nouveau, tombados pelo patrimônio histórico, remetem à época em que Avenida Brigadeiro Luís Antonio era um dos endereços mais elegantes da cidade de São Paulo.
O Teatro Renault está localizado no mesmo local onde funcionava o antigo cineteatro Paramount, inaugurado em 1929 e cenário de importantes momentos da história cultural do Brasil, como a exibição do primeiro filme falado na América Latina.
Nos anos 60, o Paramount viveu seu apogeu e por seu palco passaram monstros sagrados da música popular brasileira.
Tom Jobim, em sua primeira apresentação ao vivo em São Paulo. Elis Regina e Jair Rodrigues, na gravação de
Dois na Bossa
Elizete Cardoso e Aguinaldo Rayol, com o Show do Dia 7, da TV Record.
Roberto Carlos e Erasmo Carlos, com o programa dominical Jovem Guarda.
Além de Gilberto Gil, Caetano Veloso, Chico Buarque e Os Mutantes, no memorável III Festival de Música Popular Brasileira.
Em 1969 um incêndio destruiu parcialmente o teatro. Após sua reconstrução, na década de 1970, seu espaço foi dividido entre salas de projeção e auditórios. Mas, mesmo com seu tombamento na década seguinte, o local fechou suas portas em 1996. Em 2001, o teatro voltou à cena paulistana em grande estilo, com a estreia do espetáculo Les Miserábles, de Victor Hugo. A montagem foi vista por mais de 300 mil pessoas e colocou São Paulo de vez na rota dos grandes musicais da Broadway, comO Fantasma da Ópera, A Bela e a Fera, Chicago, Miss Saigon, Mamma Mia e A Família Addams, atualmente em cartaz com imenso sucesso.

Comentarios